Tudo que você precisa saber sobre o Metaverso!

~
6 min de leitura
· Postado em
01 de janeiro de 2022

Muito se falou em metaverso nos últimos tempos, mas de fato o que é isso e como vai afetar o seu negócio no futuro?

A dificuldade de mensurar os impactos a longo prazo de uma tecnologia que ainda não existe é enorme, pra isso, coletar todas as informações sobre isso é a melhor coisa a se fazer, então leia até o final e entenda tudo!

 

Navegue pelo conteúdo 

  • O que é 
  • Como surgiu
  • Como funciona
  • Metaverso x realidade virtual
  • Empresas que apostam 
  • Metaverso no mercado de criptos
  • Como investir
  • O futuro do metaverso

 

O que é

Se imaginarmos uma junção de diversas particularidades de algumas tecnologias como, realidade virtual, vídeo e realidade aumentada, podemos ter uma noção do que é o metaverso. 

Um universo totalmente virtual e imersivo com as pessoas interagindo entre si por meio de avatares digitais. O objetivo é que as pessoas construam suas vidas e relações dentro desse mundo, estudando, trabalhando e fazendo amigos e não apenas observadoras do avanço tecnológico.

Isso tem sido visto como o próximo passo da internet e acompanhando essa evolução as pessoas também enxergam um risco ainda maior do que temos hoje para a privacidade e claro, ainda mais viciante num mundo que não é real. 

 

Como surgiu

Por mais que tenha virado assunto recentemente, o termo metaverso é antigo no mundo e sua criação foi atribuída ao escritor Neal Stephenson em seu livro de ficção científica chamado “Snow Crash”, publicado em 1992. Ele conta a história de Hiro Protagonist, um personagem que na vida real é um entregador de pizza, porém, no mundo virtual intitulado metaverso ele é um samurai.

Atualmente, Neal trabalha como “futurista chefe” da empresa de realidade virtual Magic Leap.

 

Primeiras tentativas de metaverso que surgiram

Em 2003 foi lançado um jogo chamado Second Life, pela empresa Liden Lab e esse é um dos principais exemplos das primeiras tentativas de se criar esse mundo virtual.

O jogo é em um ambiente 3D que simula a vida real, e exatamente como na proposta do 

metaverso, eles podem criar avatares para se comunicarem com os outros jogadores.

Na época o game atraiu milhares de pessoas, porém o projeto não foi capaz de criar uma economia digital em que as pessoas pudessem ganhar dinheiro, fazendo esse mundo ser prioridade para elas, como podemos ver nos dias de hoje.

Além disso, jogos da atualidade tem alguns conceitos parecidos com o do metaverso em seus elementos, como o Roblox, Minecraft e Fortnite, em que neles as pessoas têm seus personagens e se relacionam uns com os outros. Um exemplo recente é que a cantora Ariana Grande fez um show dentro do Fortnite, trazendo o conceito de experiência virtual do metaverso cada vez mais presente.

 

Como funciona

Mark Zuckerberg, em comunicado a imprensa quando foi anunciar sobre a mudança do facebook, explicou um pouco do que será possível fazer nessa nova realidade: “Você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar — reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar —, bem como experiências completamente novas que realmente não se encaixam na forma como pensamos sobre computadores ou telefones hoje.”

Horizon Workrooms cria sala de conferências completa para interagir e trabalhar na realidade virtual; plataforma é o primeiro passo na construção do metaverso — Foto: Divulgação/Facebook

Para exemplificar, podemos pensar na vida que temos hoje, no nosso cotidiano, só que virtual, ir ao cinema, trabalhar e até comprar livros através das criptomoedas. Isso só será possível se todas as plataformas forem compatíveis entre si.

 

Metaverso x realidade virtual

Com o surgimento do metaverso, muito se perguntou se não seria a mesma coisa que a realidade virtual, e a resposta é não. 

Isso porque a realidade virtual é o uso de um sistema para criar ambientes capazes de enganar os sentidos humanos, para uma imersão num mundo simulado. Isso faz com que essa tecnologia seja uma parte de extrema importância no metaverso, já que ela quem vai fazer essa passagem para o mundo digital. Mas para o metaverso acontecer ele dependerá de diversas outras tecnologias como criptomoedas e NFTs.

 

Algumas comparações:

  • O metaverso ainda não possui uma real definição e não conseguimos saber qual será sua versão final, diferentemente da realidade virtual que já está consolidada entre nós.
  • A realidade virtual está disponível apenas em dispositivos específicos de realidade aumentada, diferente da proposta do metaverso, que estará disponível em todos que tiverem internet.
  • O metaverso vem com a proposta de facilitar muito mais essa realidade, com um mundo virtual compartilhado através da internet e que não se restringe-se apenas a fones de ouvido.

 

Empresas que apostam 

Nvidia

Anunciou em agosto de 2021 a sua mais nova plataforma onde os profissionais podem trabalhar na construção de metaversos, chamada NVIDIA Omniverse.

Seu objetivo é construir um mundo virtual compartilhado, através da liberdade de designers, engenheiros e demais profissionais, a trabalharem em aplicações de software.

 

Microsoft 

A empresa também lançou uma plataforma em que você pode realizar reuniões com hologramas, além de criar avatares 3D para o Teams.

Seus planos são de trazer uma realidade mista para a vida das pessoas, com espaços 3D interligados para varejo e locais de trabalho.

 

Facebook – Meta

E o mais famoso de todos que muito repercutiu nos ultimos tempos foi a mudança do nome do Facebook para Meta anunciada por Mark Zuckenberg

“Tenho pensado muito sobre nossa identidade e como começaremos esse novo capítulo. O Facebook é um dos produtos mais usados da história no mundo. Hoje, somos vistos como uma empresa de redes sociais. Mas em nosso DNA somos uma empresa que cria tecnologia para conectar pessoas. E o metaverso é a próxima fronteira, tal como as redes sociais eram quando começamos”, disse o Ceo.

“Eu sei que algumas pessoas acreditarão que essa não é a hora de focar no futuro, e quero reconhecer que há questões importantes para serem trabalhadas no presente. Sempre haverá. Por isso, para muitas pessoas não sei se haverá um bom  momento para focar no futuro. Mas também sei que há muitos de vocês que sentem o mesmo que eu”, declarou.

Além da mudança de nome, Zuckerberg apresentou conceitos do metaverso, incluindo recursos sociais, de jogos e para ambiente de trabalho.

 

Metaverso no mercado de criptos

Já existem algumas que são bem conhecidas para a interação e jogos no mundo virtual. Abaixo algumas delas que estão ligadas ao metaverso.

Decentraland (MANA): Igualmente no mundo físico, aqui, é possível se conectar com as pessoas para comercializar coisas como por exemplo, prédios, escritórios, entre outros. 

Enjin Coin (ENJ): Ferramentas para criação de produtos em blockchain e 

NFTs sem taxas, com o ENJ como token nativo. Só em 2021 o projeto quis apoiar as iniciativas do metaverso com um fundo de US $100 milhões.

Multiverse (AI): Já imaginou criar seu próprio mundo? É possível com o multiverse. O token AI serve para a construção desse mundo.

MyNeighborAlice (ALICE): Um game em blockchain, em que os jogadores podem construir ilhas virtuais e coletar itens. Os usuários podem comprar objetos virtuais do ecossistemas e participar de decisões do jogo.

 

Como investir

O especialista em tecnologias emergentes, Thiago Lima, CTO da Semantix – empresa focada em Data Integration, Big Data e A.I -, compartilhou quais são as empresas que já estão lucrando com a tecnologia e como elas estão fazendo isso, confira: 

Mercado de Moda: Valorant

Em um dia o jogo popular na Coreia faturou US$ 7,5 milhões, depois de lançar duas novas skins comemorativas para os usuários. Além disso, a Nike comprou uma empresa que produz NFTs e tênis virtuais como investimento. 

Mercado de Educação: Byju’s

A empresa é uma plataforma de ensino com animações e um estudante de medicina poderá interagir com pacientes de forma remota, pelo metaverso.

O que nos leva a pensar nas infinitas possibilidades de uso para a tecnologia no segmento da educação, desde crianças e jovens.

Mercado de Entretenimento: Ariana Grande

A cantora realizou um show ao vivo dentro do Fortnite em 2021, o que reforça muito mais a conexão entre o mundo real e o virtual. Focando na experiência dos usuários digitalmente. 

 

O futuro do metaverso

Ainda teremos alguns anos pela frente até contemplarmos o metaverso em sua totalidade de funcionalidades. Apesar de ser recente a Bloomberg Intelligence, calculou que esse mercado pode chegar a US $800 bilhões já em 2024.

Além das diversas inovações, muitas pessoas também têm estudado o seu lado negativo no meio disso tudo, com a falta de privacidade e os vícios que esse mundo pode trazer, já que suas mudanças podem impactar tudo ao nosso redor, inclusive o comportamento humano. 

Metodologia SCRUM

O que é SCRUM? Scrum é um framework Ágil utilizado para a gestão do desenvolvimento, um processo iterativo e incremental para desenvolvimento de qualquer produto ou gerenciamento de qualquer trabalho. Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. É uma ferramenta que pode ser usada para diversos projetos, como uma […]

CreativeCode

Marketing Lead, CreativeCode

Tudo que você precisa saber sobre o Metaverso!

Muito se falou em metaverso nos últimos tempos, mas de fato o que é isso e como vai afetar o seu negócio no futuro? A dificuldade de mensurar os impactos a longo prazo de uma tecnologia que ainda não existe é enorme, pra isso, coletar todas as informações sobre isso é a melhor coisa a […]

CreativeCode

Marketing Lead, CreativeCode

Arquitetura de Software

RESUMO DE INTRODUÇÃO   NAVEGUE PELO CONTEÚDO: O QUE É A IMPORTÂNCIA TIPOS DE ARQUITETURA O MERCADO NO BRASIL O ARQUITETO DE SOFTWARE   O QUE É Um Software é desde um aplicativo no celular, até os sistemas que usamos no dia a dia, diversas instruções que existem para serem executadas por um mecanismo. Segundo […]

CreativeCode

Marketing Lead, CreativeCode

Outsourcing: Tudo que você precisa saber desse modelo de trabalho

RESUMO DO QUE É OUTSOURCING.   NAVEGUE PELO CONTEÚDO: O QUE É OUTSOURCING x INSOURCING VANTAGENS COMO IMPLEMENTAR   O QUE É? O Outsourcing se dá a partir do momento que por uma necessidade percebida dentro da empresa, a mesma contrate uma outra para desempenhar alguma função específica. Foi popularizado nos Estados Unidos no início […]

CreativeCode

Marketing Lead, CreativeCode

CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

Acelere sua jornada de conehcimento e tecnologia!

Conteúdos semanais e mensais disponíveis para nossos leitores.

Inscreva-se em nossa newsletter.