Outsourcing: Tudo que você precisa saber desse modelo de trabalho

~
6 min de leitura
· Postado em
01 de janeiro de 2022

RESUMO DO QUE É OUTSOURCING.

 

NAVEGUE PELO CONTEÚDO:

  • O QUE É
  • OUTSOURCING x INSOURCING
  • VANTAGENS
  • COMO IMPLEMENTAR

 

O QUE É?

O Outsourcing se dá a partir do momento que por uma necessidade percebida dentro da empresa, a mesma contrate uma outra para desempenhar alguma função específica. Foi popularizado nos Estados Unidos no início do século XXI, e é traduzido para algo relacionado a “procurar fora”. Foi reconhecido pela primeira vez em 1989 e se tornou comum ao longo dos anos 1990.

Delegar tarefas ou até mesmo projetos inteiros têm sido uma alternativa promissora para as empresas conseguirem focar seus esforços dentro e fora da equipe. Normalmente o maior índice do mercado para a procura do Outsourcing é na área de tecnologia.

O objetivo do Outsourcing e talvez o segredo do seu sucesso é você contratar profissionais especializados na área que você possui menos know how para garantir o sucesso do seu projeto e potencializar os resultados finais dos setores.

Esse trabalho acontece em conjunto com a empresa e a equipe, preservando a cultura organizacional de ambas, gerando processos mais assertivos e principalmente lucrativos.

Normalmente, as pessoas tendem a confundir o Outsourcing com a Terceirização e ambas são diferentes entre si. A terceirização é a prática de contratar um fornecedor externo para a obtenção de bens e serviços e é mais utilizado em grandes indústrias onde a mão de obra tem um custo alto. 

Já o Outsourcing é usado para qualquer tipo de posição, mas, principalmente, conseguir auxiliar na infraestrutura central e auxiliar nas operações diárias.

As inovações tecnológicas e a criação das startups, essa prática é uma oportunidade para empresas descobrirem novos talentos.

 

OUTSOURCING x INSOURCING

Sendo o oposto do Outsourcing, ele se refere a internalizar tudo que já foi terceirizado em algum momento, deixando de lado a ação de buscar soluções em outras empresas.

Nesse modelo, na maioria das vezes a terceirização acaba se tornando um setor da própria empresa, criando um novo departamento focado na área ou serviço da necessidade atual.

As principais características desses processos são: 

Insourcing

  • Transferência do projeto e demandas de uma empresa de fora para dentro;
  • Um departamento independente e focado em um tipo de serviço ou projeto específico;
  • Investimento em contratação de profissionais qualificados.

Outsourcing

  • Leva para fora um departamento que pode estar causando danos aos resultados da empresa;
  • Redução de custos e preocupações operacionais;
  • Deixar um projeto sob a responsabilidade de outra empresa que seja contratada.

 

VANTAGENS DO OUTSOURCING

Resultados

Quando você escolhe contratar uma empresa para um departamento ou um projeto, você sabe que a empresa é especializada no assunto. Além de não ser utilizado recursos da sua empresa, esse resultado poderá ser cobrado a partir daquilo que foi acordado.

 

Redução de Custos

Às vezes pode não fazer sentido, como que contratar uma empresa pode ser possível reduzir os custos. Acontece que se for algo interno, a empresa terá custos de contratação e treinamento de funcionários. 

Além de monitorar e delegar as demandas e cobrar resultados eficientes internamente.

 

Foco no cliente

A empresa contratada obviamente vai ter um foco em seu projeto e no sucesso dele maior que talvez você poderia dar, tendo que cuidar de diversas áreas ao mesmo tempo. Por isso, saber que possui pessoas empenhadas que se preocupem com você é importante. 

 

Aumento da produtividade

Essa é uma vantagem para ambas as funcionalidades, tanto para o projeto quanto para sua equipe externa. 

Isso porque a produtividade do projeto externo vai acontecer por profissionais qualificados e não dependerá dos seus esforços, já internamente sua equipe vai poder ser produtiva nas outras áreas necessárias.

 

Redução de riscos

Qualquer circunstância que pode ser gerada a partir do resultado de erros que aconteceram por conta de falta de tempo ou de experiência poderá ser evitada com profissionais qualificados, empenhados na sua demanda.

 

COMO IMPLEMENTAR

Na CreativeCode existem três tipos de outsourcing que você pode contratar, descubra qual é o ideal para aquilo que você precisa.

Nossos serviços de outsourcing contam com um processo de excelência e acompanhamento interno que garante a qualidade para o cliente.

  • Relatório de entregáveis e horas;
  • Acompanhamento do tech lead;
  • Acompanhamento do Product Owner;
  • Reuniões de alinhamento e overview.

 

Outsourcing One – Contrate um desenvolvedor

Contrate um profissional de desenvolvimento e projetos especializado para alavancar os resultados da sua empresa.

 

Outsourcing Team – Contrate uma equipe completa

Oferecemos uma equipe de desenvolvimento e projetos direcionada a entrega dos objetivos que a sua empresa busca.

 

Outsourcing On Demand – Contrate horas

Aqui na CreativeCode você pode contratar um pacote de horas e usá-lo entre especialidades diferentes de acordo com sua necessidade.

 

Metodologia SCRUM

O que é SCRUM? Scrum é um framework Ágil utilizado para a gestão do desenvolvimento, um processo iterativo e incremental para desenvolvimento de qualquer produto ou gerenciamento de qualquer trabalho. Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. É uma ferramenta que pode ser usada para diversos projetos, como uma […]

CreativeCode

Marketing Lead, CreativeCode

Tudo que você precisa saber sobre o Metaverso!

Muito se falou em metaverso nos últimos tempos, mas de fato o que é isso e como vai afetar o seu negócio no futuro? A dificuldade de mensurar os impactos a longo prazo de uma tecnologia que ainda não existe é enorme, pra isso, coletar todas as informações sobre isso é a melhor coisa a […]

CreativeCode

Marketing Lead, CreativeCode

Arquitetura de Software

RESUMO DE INTRODUÇÃO   NAVEGUE PELO CONTEÚDO: O QUE É A IMPORTÂNCIA TIPOS DE ARQUITETURA O MERCADO NO BRASIL O ARQUITETO DE SOFTWARE   O QUE É Um Software é desde um aplicativo no celular, até os sistemas que usamos no dia a dia, diversas instruções que existem para serem executadas por um mecanismo. Segundo […]

CreativeCode

Marketing Lead, CreativeCode

Outsourcing: Tudo que você precisa saber desse modelo de trabalho

RESUMO DO QUE É OUTSOURCING.   NAVEGUE PELO CONTEÚDO: O QUE É OUTSOURCING x INSOURCING VANTAGENS COMO IMPLEMENTAR   O QUE É? O Outsourcing se dá a partir do momento que por uma necessidade percebida dentro da empresa, a mesma contrate uma outra para desempenhar alguma função específica. Foi popularizado nos Estados Unidos no início […]

CreativeCode

Marketing Lead, CreativeCode

CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

Acelere sua jornada de conehcimento e tecnologia!

Conteúdos semanais e mensais disponíveis para nossos leitores.

Inscreva-se em nossa newsletter.