Metodologia SCRUM

~
6 min de leitura
· Postado em
01 de janeiro de 2022

O que é SCRUM?

Scrum é um framework Ágil utilizado para a gestão do desenvolvimento, um processo iterativo e incremental para desenvolvimento de qualquer produto ou gerenciamento de qualquer trabalho.

Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. É uma ferramenta que pode ser usada para diversos projetos, como uma campanha, um planejamento, para filmes e até produção de livros. 

❖ É criada equipes para desenvolver cada parte de projeto para entregar resultados.

❖ É um mapa visual igual o canvas, a diferença é que ele é utilizado para gestão e desenvolvimento, para tirar do papel, em vários passos. 

❖ O foco do Scrum é nos indivíduos, interações, software funcionando, relacionamento com o cliente, respostas e mudanças. 

❖ o Scrum tem prazo de validade, assim como um projeto, em começo meio e fim. 

❖ Ex. O scrum é um método de colocar os tópicos do canvas em ação.

 

Pilares do SCRUM

◆ Transparência – Todos devem ter visão de todo o trabalho; 

◆ Inspeção – Precisa saber diariamente como estão os processos; 

◆ Adaptação – Todos os aspectos devem ser adaptáveis.

 

Termos técnicos do Scrum

Sprint

É o nome dado para os ciclos de cada projeto. Em geral, são ciclos mensais e são determinados para que as tarefas sejam realizadas.

Product Backlog 

O Backlog do Produto é uma lista contendo todas as funcionalidades desejadas para um produto. O conteúdo desta lista é definido pelo Product Owner. O Product Backlog não precisa estar completo no início de um projeto. Pode-se começar com tudo aquilo que é mais óbvio em um primeiro momento. Com o tempo, o Backlog cresce e muda à medida que se aprende mais sobre o produto e seus usuários.

Sprint Planning Meeting

O Sprint Planning Meeting é uma reunião na qual estão presentes o Product Owner, o Scrum Master e todo o Time, bem como qualquer pessoa interessada que esteja representando a gerência ou o cliente. Durante o Sprint Planning Meeting, o Product Owner descreve as funcionalidades de maior prioridade para a equipe. A equipe faz perguntas durante a reunião de modo que seja capaz de quebrar as funcionalidades em tarefas técnicas, após a reunião. Essas tarefas irão dar origem ao Sprint Backlog. Coletivamente, o Time e o Product Owner definem um objetivo para o Sprint, que é uma breve descrição daquilo que se tentará alcançar no Sprint. O sucesso do Sprint será avaliado mais adiante no Sprint Review Meeting em relação ao objetivo traçado para o Sprint. 

Sprint Planning Meeting – 2

Depois do Sprint Planning Meeting, a equipe Scrum se encontra separadamente para conversar sobre o que eles escutaram e decidir quanto eles podem se comprometer a fazer no Sprint que será iniciado. Em alguns casos, haverá negociação com o Product Owner, mas será sempre responsabilidade da equipe determinar o quanto ela será capaz de se comprometer a fazer.

Sprint Backlog 

O Sprint Backlog é uma lista de tarefas que o Time se compromete a fazer em um Sprint. Os itens do Sprint Backlog são extraídos do Product Backlog, pela equipe, com base nas prioridades definidas pelo Product Owner e a percepção da equipe sobre o tempo que será necessário para completar as várias funcionalidades. Cabe a equipe determinar a quantidade de itens do Product Backlog que serão trazidos para o Sprint Backlog, já que é ela quem irá se comprometer a implementá-los. 

Daily Scrum

Essa é uma reunião diária para acompanhamento do projeto. A ideia é que toda a equipe se reúna diariamente para discutir as atividades desenvolvidas, disseminar conhecimento, identificar impedimentos e priorizar o trabalho daquele dia. Um ponto interessante é que o Scrum propõe que estas reuniões sejam realizadas com os participantes em pé, exatamente para serem rápidas e objetivas.

Sprint Review Meeting

Essa é a reunião que acontece ao final de cada sprint para que a equipe apresente o que foi realizado e os resultados do trabalho daquele ciclo. A ideia é que depois dessa etapa, todos sigam para o próximo ciclo.

Além do planejamento, o Scrum foca muito no acompanhamento constante do projeto. As reuniões são rápidas e frequentes, com a equipe se reunindo o tempo todo para trocar experiências e avaliar o que foi feito, bem como, planejar as próximas atividades.

Mais do que isso, o Scrum bate bastante na tecla da transparência na gestão. Uma das regras mais importantes da metodologia é que todos no projeto saibam o que está sendo feito e que as atividades de cada ciclo sejam mostradas para toda a equipe de forma visual (no geral e diariamente). 

 

Time do SCRUM

Product Owner (PO) 

Product Owner (PO) é o ponto central com poderes de liderança sobre o produto (objeto final do projeto). Ele é o único responsável por decidir o que será feito e em qual a ordem de prioridade.

É responsabilidade do PO comunicar a todos os outros participantes, uma visão clara do que a equipe Scrum está buscando alcançar no projeto. Como tal, ele é responsável pelo sucesso global do projeto.

Para garantir que a equipe construa rapidamente o que o Product Owner precisa, ele deve colaborar ativamente mantendo a filosofia Agile com o Scrum Master e equipe de scrum e deve estar disponível para responder às perguntas tão logo sejam feitas.

  • Gerenciar o Product Backlog 
  • Um por projeto 
  • Facilitador entre Time -> Cliente 
  • Não define como fazer, mas sim o que fazer primeiro

 

Scrum Master

O Scrum Master é responsável por ajudar a todos os envolvidos a entender e abraçar os valores, princípios e práticas do Scrum.

Ela age como uma espécie de coach, executando a liderança do processo e ajudando a equipe Scrum (e o resto da organização) a desenvolver sua própria abordagem do Scrum, que tenha o melhor desempenho, respeitando as particularidades da organização.

O Scrum Master também tem um importante papel de facilitador no desenvolvimento de projetos com Scrum. Ele deve ajudar a equipe a resolver problemas e fazer melhorias no uso do Scrum, sendo o responsável por proteger a equipe contra interferências externas e assumindo um papel de liderança na remoção de impedimentos que possam atrapalhar a produtividade.

Normalmente o Scrum Master não tem autoridade para exercer o controle sobre a equipe, o que o diferencia do papel tradicional do Gerente de Projeto. Para entender o que é Scrum Master de verdade, é só pensar na diferença fundamental: o Scrum Master age como um líder, não como um gerente.

Garante que o time adote o scrum 

  • Garante produtividade e qualidade 
  • Remove impedimentos 
  • Pode ser um desenvolvedor 
  • Não é o gerente

 

Time Scrum

Em projetos tradicionais são criadas várias “castas” com cargos e funções bem delineadas. Na metodologia Scrum é definido o papel do Time de Scrum, que é simplesmente a junção de todas essas pessoas em uma equipe multidisciplinar e são responsáveis pela concepção, construção e testes do produto final do projeto.

A ideia principal é que a equipe se auto gerencie para determinar a melhor maneira de realizar o trabalho para atingir a meta estabelecida pelo Product Owner.

Os times de Scrum geralmente são pequenos (entre 5 e 10 pessoas), mas o scrum pode também ser usado em projetos que exigem equipes muito maiores. No entanto, ao invés de ter uma equipe Scrum com, digamos, 30 pessoas, não concorda que seria melhor ter entre 3 ou mais times, cada um com menos pessoas?

Estima as histórias e tarefas 

  • São interdisciplinares 
  • Compartilham conhecimento
  • São Autogerenciáveis

O Scrum é uma evolução da Gestão Agile, conjunto de práticas definidas e que envolve todo o processo de desenvolvimento de um projeto para que ele seja o mais efetivo possível. Se bem implementado é uma ferramenta que pode alavancar o gerenciamento e a produtividade da sua equipe.

Metodologia SCRUM

O que é SCRUM? Scrum é um framework Ágil utilizado para a gestão do desenvolvimento, um processo iterativo e incremental para desenvolvimento de qualquer produto ou gerenciamento de qualquer trabalho. Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. É uma ferramenta que pode ser usada para diversos projetos, como uma […]

CreativeCode

Marketing Lead, CreativeCode

Tudo que você precisa saber sobre o Metaverso!

Muito se falou em metaverso nos últimos tempos, mas de fato o que é isso e como vai afetar o seu negócio no futuro? A dificuldade de mensurar os impactos a longo prazo de uma tecnologia que ainda não existe é enorme, pra isso, coletar todas as informações sobre isso é a melhor coisa a […]

CreativeCode

Marketing Lead, CreativeCode

Arquitetura de Software

RESUMO DE INTRODUÇÃO   NAVEGUE PELO CONTEÚDO: O QUE É A IMPORTÂNCIA TIPOS DE ARQUITETURA O MERCADO NO BRASIL O ARQUITETO DE SOFTWARE   O QUE É Um Software é desde um aplicativo no celular, até os sistemas que usamos no dia a dia, diversas instruções que existem para serem executadas por um mecanismo. Segundo […]

CreativeCode

Marketing Lead, CreativeCode

Outsourcing: Tudo que você precisa saber desse modelo de trabalho

RESUMO DO QUE É OUTSOURCING.   NAVEGUE PELO CONTEÚDO: O QUE É OUTSOURCING x INSOURCING VANTAGENS COMO IMPLEMENTAR   O QUE É? O Outsourcing se dá a partir do momento que por uma necessidade percebida dentro da empresa, a mesma contrate uma outra para desempenhar alguma função específica. Foi popularizado nos Estados Unidos no início […]

CreativeCode

Marketing Lead, CreativeCode

CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

Acelere sua jornada de conehcimento e tecnologia!

Conteúdos semanais e mensais disponíveis para nossos leitores.

Inscreva-se em nossa newsletter.