Arquitetura de Software

~
6 min de leitura
· Postado em
01 de janeiro de 2022

RESUMO DE INTRODUÇÃO

 

NAVEGUE PELO CONTEÚDO:

  • O QUE É
  • A IMPORTÂNCIA
  • TIPOS DE ARQUITETURA
  • O MERCADO NO BRASIL
  • O ARQUITETO DE SOFTWARE

 

O QUE É

Um Software é desde um aplicativo no celular, até os sistemas que usamos no dia a dia, diversas instruções que existem para serem executadas por um mecanismo. Segundo o estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2021, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), O Brasil é o 9º mercado de software no mundo e o maior da América Latina. 

Ele pode ser apresentado de diversas formas e está sempre em estado de mudança, isso porque, vão existir atualizações que trazem novos recursos e funcionalidades e isso traz um rumo evolutivo frequente.

Essa necessidade frequente torna o software sempre propicio a defeitos, o que pode gerar custos, atraso na entrega e uma grande dor de cabeça, trazendo complexibilidade no dia a dia dos profissionais que atuam nessa área exigindo que eles projetem, raciocinem e planejem cada passa através dos componentes de software, isso faz com que seja necessário existir um nível arquitetural para os projetos.

 

Planejamento Arquitetural

Conhecida como Early Design Step pelo fato de ocorrer após a especificação de requisitos, precedendo a fase de design, a etapa de planejamento arquitetural é implantar e representar a partir de um alto nível de abstração. Pode ser definida com um dos passos do ciclo de vida do componente de software, a arquitetura deve prever o funcionamento das suas operações sem apresentar quaisquer erros. 

O projeto com o planejamento deve apresentar eficiência, confiabilidade e tecnologia avançada e precisa ser projetado levando em consideração as suas possíveis falhas, prevendo seus riscos e as soluções que vão precisar ser geradas. A Arquitetura de Software mostra-se como ele deve ser construindo e como se comportar e é o primeiro passo para evitar problemas futuros.

É isso que revela a importância dessas etapas, quando bem executada, as manutenções futuras se tornam mais fáceis e quando se segue um padrão conhecido, ele também pode minimizar custos e riscos, facilitando o gerenciamento do mesmo.

 

A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA

E qual é o motivo da Arquitetura de Software ser tão importante?

– A arquitetura permite que as pessoas que trabalhem futuramente tomem decisões alternativas referentes ao projeto.

– As notações que descrevem as arquiteturas auxiliam na comunicação entre os membros da equipe, facilitando o trabalho em conjunto.

– Trás uma visão macro para sistemas complexos, capaz de facilitar o entendimento, trazendo a praticidade no dia a dia.

– Utilizar a arquitetura e a complexidade de um sistema, para construir outros a partir do conhecimento adquirido.

Existem diversos estilos de arquitetônicos e as propriedades de cada uma dependem do uso, um exemplo é o uso da notação padrão como a UML que ajuda nos componentes e nas informações do projeto e para que haja um trabalho impecável, o profissional deve-se ter o entendimento dos estilos. 

A incorporação da arquitetura pode trazer algumas características benéficas para o projeto como:

– Ajuda a saber quais são os requisitos funcionais, que englobam o conjunto de funcionalidades do sistema e os não funcionais que determinam as características visíveis ao usuário como desempenho.

– Os componentes oficialmente definidos podem servir para novas aplicações e prover um suporte de reuso para os sistemas.

– Com o planejamento arquitetural você consegue definir um cronograma completo das tarefas em equipe, geração de demanda e custos até o fim do projeto.

 

TIPOS DE ARQUITETURA E PADRÃO ARQUITETURAIS

Layers (camadas)

Padrão mais usado em e-commerces, esses módulos são componentes de software organizados em camadas de funcionalidades, para diferentes serviços.

 

Client-server 

Mais utilizado em aplicativos de bancos e e-mail, esse modelo arquitetural se divide em processos diferentes, e um fica responsável pela manutenção da informação e o outro pela obtenção de dados, com vários módulos. 

 

Model-view-controller (MVC)

Para a facilidade da manutenção do código, que também pode ter reuso em outros projetos, o MVC faz a separação de software em três tipos de camadas independentes:

1 – O modelo para Manipulação da Lógica de Dados;

2 – A visão da Interface do Usuário;

3 – O controlador para fluxo de aplicação.

 

Pipes-and-filters (PF)

Esse padrão usa os componentes computacionais como filtros, que faz a transformação a partir dos algoritmos e fazem com que tenham uma saída para um canal de comunicação, tudo isso, baseado em uma arquitetura linear. 

 

Microservices 

Esse modelo permite escabilidade e independência dos módulos, que podem usar diferentes linguagens. Tem base em seus múltiplos serviços para desenvolver uma estrutura modular.

 

Peer-to-Peer (P2P)

Nesse tipo de arquitetura cada computador é um provedor de serviços independentemente de um servidor central. Isso é possível perceber ao baixar um arquivo no famoso Torrent. 

 

Publish-Subscribe (Pub/Sub)

Talvez o mais conhecido de todos, por vivermos diariamente nesse módulo, é o principal padrão arquitetural de redes sociais como Facebook, Instagram e Spotify. Onde o Publish-Subscribe conecta publicadores (publishers) e assinantes (subscribers), sendo que os publishers enviam mensagens aos subscribers, que instantaneamente são notificados desse conteúdo,

 

Service-Oriented Architecture (SOA)

Como Nubank e Amazon sendo empresas que usam esse modelo arquitetural, ele facilita as suas operações e ajuda na criação do processo de encontrar e gerenciar os serviços.

 

O MERCADO NO BRASIL

Com a necessidade cada vez mais presente de sistemas impecáveis e tecnológicas avançadas no dia a dia, o mercado está extremamente aquecido, por isso, a profissão de arquitetura de software é uma das mais altas nesse período.

Isso já é possível perceber com o levantamento feito pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), divulgado pelo portal de notícias G1, o arquiteto de software foi o terceiro cargo que mais teve a média salarial aumentada entre 2020 e 2021 e o aumento foi de 20,20%.

E isso pode ser visto nitidamente no mercado de trabalho brasileiro e estrangeiro. Um exemplo é a Icon Talent, uma empresa de recrutamento e seleção fez o registro que apenas em 2020 teve um aumento de 20% no número de vagas oferecidas por companhias para os profissionais de TI.

Nós sabemos que a tecnologia está presente na nossa vida todos os dias e as vezes passa de maneira imperceptível por nós, mas isso significa que o avanço dela não para e isso faz com que o mercado se torne cada vez mais propenso ao crescimento, não só de faturamento, mas de profissionais e demanda.

O ARQUITETO DE SOFTWARE

O profissional dessa área é responsável por desenvolver a arquitetura de um sistema completo em que inclui um bom planejamento e uma visão impecável do mercado ao qual o sistema vai atuar. Diferentemente dos profissionais de TI, ele precisa criar as soluções eficientes para todos os processos do projeto implementado.

A sua responsabilidade se dá do início ao fim do projeto, com toda a arquitetura do software, a divisão das demandas e principalmente garantir a qualidade, desempenho e resoluções dos possíveis problemas que podem ocorrer antes, durante e depois, sempre com a consciência dos custos e do tempo investido em cada sistema desenvolvido, sabendo otimizar ambos os parâmetros.

Outro requisito extremamente importante é ter uma visão macro e habilidades de liderança e gestão de pessoas, isso porque você vai planejar o sistema, mas existiram diversas pessoas (desenvolvedores) que colocaram isso em prática, por isso, você vai precisar ter um bom relacionamento com a equipe.

Listamos algumas atribuições que esse profissional precisa dentro das companhias, que pode ser uma tarefa não tão fácil:

– Acompanhar a evolução desse mercado e as tendências que vem surgindo;

– Definir estratégias e caminhos para o desenvolvimento do software;

– A partir do padrão estruturado na arquitetura de software, deve-se selecionar ferramentas, programação, códigos e quais as linguagens que vão ser possíveis utilizar no projeto;

– Entender a cultura da empresa em que se trabalha e da empresa em que o serviço está sendo prestado;

– Revisar e testar todas as etapas do projeto.

Atuando em todas as etapas do projeto, ele deve se certificar que ele atenda as expectativas dos clientes e claro ter domínio sobre todas as áreas necessárias para o desenvolvimento.

Metodologia SCRUM

O que é SCRUM? Scrum é um framework Ágil utilizado para a gestão do desenvolvimento, um processo iterativo e incremental para desenvolvimento de qualquer produto ou gerenciamento de qualquer trabalho. Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. É uma ferramenta que pode ser usada para diversos projetos, como uma […]

CreativeCode

Marketing Lead, CreativeCode

Tudo que você precisa saber sobre o Metaverso!

Muito se falou em metaverso nos últimos tempos, mas de fato o que é isso e como vai afetar o seu negócio no futuro? A dificuldade de mensurar os impactos a longo prazo de uma tecnologia que ainda não existe é enorme, pra isso, coletar todas as informações sobre isso é a melhor coisa a […]

CreativeCode

Marketing Lead, CreativeCode

Arquitetura de Software

RESUMO DE INTRODUÇÃO   NAVEGUE PELO CONTEÚDO: O QUE É A IMPORTÂNCIA TIPOS DE ARQUITETURA O MERCADO NO BRASIL O ARQUITETO DE SOFTWARE   O QUE É Um Software é desde um aplicativo no celular, até os sistemas que usamos no dia a dia, diversas instruções que existem para serem executadas por um mecanismo. Segundo […]

CreativeCode

Marketing Lead, CreativeCode

Outsourcing: Tudo que você precisa saber desse modelo de trabalho

RESUMO DO QUE É OUTSOURCING.   NAVEGUE PELO CONTEÚDO: O QUE É OUTSOURCING x INSOURCING VANTAGENS COMO IMPLEMENTAR   O QUE É? O Outsourcing se dá a partir do momento que por uma necessidade percebida dentro da empresa, a mesma contrate uma outra para desempenhar alguma função específica. Foi popularizado nos Estados Unidos no início […]

CreativeCode

Marketing Lead, CreativeCode

CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

Acelere sua jornada de conehcimento e tecnologia!

Conteúdos semanais e mensais disponíveis para nossos leitores.

Inscreva-se em nossa newsletter.